4º Raid de Arneiros
Mais uma maratona, talvez a mais dura do época até agora, o que não significou que tenha corrido mal....
Sofri a bem dizer; mas como sabia o que me esperava não coloquei um ritmo muito agressivo e colhi os frutos disso mesmo ao longo da maratona. Fiz a maratona com o corpo em grande qualidade, embora com algum sofrimento para a parte final, mas bem melhor que alguns atletas que passaram por mim logo no inicio e que depois passei por eles na parte final quando eles já nem podiam com o proprio corpo.
Em suma fiz os 67km em 3h12 e fiz mais um bom treino para as maratonas que se avisinham...
Obrigado
André Machado
Maratona de Sobral de Monte Agraço
Pela primeira vez esta época não fiz o que tinha nos planos; era para ter feito a maratona e não só não a fiz como fiz a meia maratona nas calmas com pessoal amigo.
Devido ás chuvas fortes durante a noite anterior o terreno estava completamente elameado, algo que detesto e como se não bastasse esqueci-me das minhas bebidas em casa e tive de ir a pressa buscá-las o que me impediu de aquecer e montar a bike em condições, quando se deu a partida estava bem cá atras mas ainda esbocei um esforço e fiz os primeiros km a abrir e colei-me ao grupo da frente, mas a lama era tanta logo ao inicio e a chuva não parava de cair que eu decidi espera por colegas e fiz o passeio com eles, pelo meio deu tempo para ajudar a consertar um furo para dar uma queda e para rasgar um pneu, que só vi em casa.
Em suma fizemos a meia maratona em 2horas e não faço ideia dos valores cardiacos que registei pois também só acelarei nas subidas, mas nem liguei aos valores. Não fiquei satisfeito por não sei se é defeito ou feitio mas a ideia da competição está-me no sangue e como não o fiz parece que ficou a faltar algo e ficou, e muito uns 35km pelo menos.
Mas nem tudo foi assim tão mau andei de bike em convivio puro e ainda deu para receber umas massagens no fim. Muito bom.
Agora resta-me treinar forte porque nos Arneiros não vou tirar o pé...Até lá tenho 2 semanas de treinos o que representa cerca de 30horas de treino.
Obrigado
André Machado
Maratona do Centro
Já estava á quase um mês sem provas, já tinha saudades por isso bem cedo me fiz ao caminho e ás 7e30 estava em Pousos para levantar o dorsal. De seguida e nas calmas montei a bike, dei as ultimas afinações e estava pronta para o combate que se avizinhava.
Já há duas semana que tinha estabelecido que iria só fazer a meia maratona e estou arrependido por umas razões e não tanto por outras.
Parti a meio da grelha de partida no 1023, tinha porntanto de tentar passar o máximo de pessoas possivel nos 5km de alcatrão que tinha no inicio mas ainda faltaram tantos.
Fiz portanto os primeiros 21km sempre a tentar passar mais um ou outro mas estava difcil, pelas minhas contas, com o caminho mais livre teria ganho de 5 a 8minutos, mas as dificuldades são para ser ultrapassadas e se queria partir mais á frente que me tivesse federado... De seguida havia a mudança entre a meia e a maratona, ai comecei a minha prova, estava então na posição 27, e se os meus adeversários me passavam a descer eu passava-os a seguir, para meu bem a parte final tinha algumas subidas e consequentemente fiquei em 21º e 7º no meu escalão com 2h11m com média de 18.7km/h e 175bpm, nada mau mas podia ser melhor.
Adorei a organização e decidi que irei estar presente na maratona de manteigas tambem pertencente á taça de portugal de maratonas XCM.
André Machado
8º Passeio de Btt Sobreiro Curvo
Mais um dia e lá estava eu preparado para um novo evento, uma nova prova e que prova...
Acordei cedo de forma a chegar cedo ao Sobreiro Curvo e assim foi, levantei o dorsal sem problemas, montei a bike dei umas voltinhas de aquecimento e talvez estivesse a dormir ainda de tal forma que não fui logo para a linha de partida e desta forma perdi o comboio da frente, não fez mal, assim apanhei o comboio a seguir e fui muito bem, fiz grande parte da prova com uma série de companheiros em que eu lhes ganhava a subir e eles me ganhavam a descer e por aí fora.
A prova correu bastante bem foi sempre a andar no limite fiz uma média de 170bpm de 21km/h de média em 3horas de prova de 62km, com cerca de 1300 de acumulado, em suma uma boa prova e um bom treino sobretudo.
Sinto-me cada vez melhor, de tal forma que desta vez fiquei um pouco a pensar que podia ter ido lá mais para a frente dada a força com que estava, pois com o desenrolar da prova eu ficava com mais força de tal forma que a cerca de 5km do final arranquei impuz o meu ritmo e não tive companhia, se o tivesse feito mais cedo talvez ficasse uns lugares acima na classificação, mas tambem podia não aguentar tal ritmo e ficar mal na foto, por isso penso que soube gerir bem o meu esforço.
Novos desafios se aproximam e os próximos meses vão estar cheios de maratonas, não posso descuidar o treino, aliás acho que está na horas de aumentar um pouco mais o ritmo e o tempo para ver o que valho....
obrigado
André Machado
Passeio de Btt Milharado
O meu segundo evento de btt do ano, uma agradável surpresa; por várias razões. Deitei-me cedo mais cedo do que normal em vésperas de provas, consequentemente acordei cedo e cheio de vontade de pedalar, pois tinha um feeling que me iria correr melhor do que na semana anterior. Cheguei muito antes do inicio assim deu tempo para tudo inclusive por a conversa em dia. A partida insurgiu-se não muito rápida e assim deu para ir no grupo da frente.
Com um percurso cheio de altos e baixo e muitos trilhos, nem deu para descançar, só para que vejam fiz o passeio a uma média de 171bpm o que reflete bem o que foi o passeio, mas não pensem que não gostei pois eu adorei, até penso ser o tipo de percurso adequado as minhas caracteristicas.
Em suma fiz 38km em 2h30m, só com uma queda pelo meio sinal de que estou a melhorar, depois das 4 da semana passada, no fim fiquei só com 4 companheiros a minha frente, não foi mau, foi sobretudo um bom treino para as maratonas que ai vêm.
Uma vez que o próximo evento em que estava inscrito foi cancelado, só irei ter provas dia 27 no Sobreiro Curvo, até la nem sei se irei fazer Btt, perciso de km de estrada.
Obrigado
André Machado
4ºRaid Btt " À descoberta das maravilhas de Sobral de Monte Agraço
Foi portanto esta a minha primeira prova de 2011, que no entanto serviu para fazer um bom treino e ter a noção de que não estou preparado para manter um ritmo tão elevado como se pede neste tipo de desporto, no entanto ter noção das nossas carências pode ser meio caminho andado para o sucesso ou algo do género.
Falando da prova em si; dada a partida formou se uma espécie de pelotão com pouco mais que 10 pessoas que iam fazer a distancia de 60km, eu incluido, cerca de 2km depois da partida olhei para tras e ja não avistava nenhum outro participante atrás de mim, mas o que é certo é que com a entrada na lama reparei logo que não iria ser fácil e tive de baixar um pouco o ritmo e então deixei esse grupo da frente assim como outros companheiros de prova, mais a frente passei por alguns deles e tenho ideia que alguns optaram pelo percurso de 40km.
Optei então por colocar o meu ritmo e assim fiz, sofri a bem dizer umas vezes por causa da lama outras por falta de um gel a partir dos 40km as caimbras apertaram com as minhas pernas, mas soube dar a volta e acabei a prova com um tempo razoável dadas as condições.
Já não estava habituado a andar tanto a pé, mas até que foi engraçado, serviu também de preparação, fiquei realmente cansado e era isso que se pedia.
Em suma fiz a prova em cerca de 3h40m com uma média de 17km/h e com quatro quedas pelo meio, uma delas dentro do rio...
Espero voltar para o 5º Raid em 2012.
Obrigado
André Machado